Fiável. Eficiente. Novo: a próxima geração de bombas para águas residuais

A nova geração de bombas para águas residuais: em combinação com impulsores anti-obstrução e motores KSB de alta eficiência, os modelos Amarex KRT e Sewatec proporcionam uma eficiência global ainda melhor.

Bombas Amarex KRT e Sewatec Bombas Amarex KRT e Sewatec 

Bombas e motores para águas residuais com baixo consumo de energia, para eficiências optimizadas

Águas residuais municipais, domésticas ou industriais: os grupos electrobomba submersíveis Amarex KRT são ideais para todos os tipos de águas residuais, tal como as bombas de poço seco do modelo Sewatec. Ambas são a escolha de eleição para aplicações de águas residuais. Além disso, as bombas para águas residuais da KSB, combinadas com motores de alta eficiência, permitem economias de energia significativas. Isto aplica-se tanto aos modelos Amarex KRT como Sewatec.  

Fiável e eficiente: o novo impulsor anti-obstrução 

O impulsor recuado F-max garante a máxima eficiência e um risco mínimo de obstrução nas bombas para águas residuais da KSB. Com a disposição assimétrica das suas pás, o impulsor F-max proporciona uma ampla passagem livre, permitindo que sólidos de diferentes tamanhos passem sem qualquer dificuldade. Além disso, o perfil ligeiramente convexo do eixo no centro do impulsor evita o risco de obstrução por materiais fibrosos longos, tais como toalhitas higiénicas. O impulsor de passagem livre F-max está disponível nos grupos electrobombas submersíveis para águas residuais Amarex KRT e nas bombas de instalação a seco para águas residuais do modelo Sewatec.  

Impulsor F-max Impulsor F-max 

Motores de baixo consumo de energia, para uma eficiência optimizada  

A combinação das bombas para águas residuais da KSB com motores de alta eficiência permite economias de energia consideráveis. Os motores de alta eficiência são integrados de série nos grupos electrobomba. Os grupos electrobomba podem ser fornecidos com ou sem protecção anti-deflagrante.  

As bombas de instalação a seco do modelo Sewatec estão equipadas com o motor de sem ímanes permanentes SuPremE® IE4* de velocidade variável, da KSB, que já excede os requisitos ErP estipulados para 2017. Este eficiente grupo electrobomba, composto por um motor e uma bomba para águas residuais, assegura a máxima economia, com um baixo consumo de energia e custos de manutenção reduzidos, uma fiabilidade operacional optimizada e um desempenho constante.

Bombas personalizadas para qualquer requisito

Além de impulsores especialmente adaptados e motores de baixo consumo de energia, a KSB oferece uma ampla variedade de tipos de instalação, assim como uma vasta escolha de materiais para bombas para águas residuais. Assim, a melhor solução está disponível para cada aplicação de águas residuais, com uma eficiência optimizada e alta fiabilidade operacional.  

  1. Impulsores
  2. Motores
  3. Tipos de instalação
  4. Materiais

Impulsores de concepção optimizada para todas as aplicações 

Nas aplicações de águas residuais, os impulsores de bombas desempenham um papel crucial: a concepção, a geometria e a passagem livre de um impulsor optimizado garantem a máxima protecção anti-obstrução e o mínimo consumo de energia. Podem ser utilizados diferentes tipos de impulsores, em função dos requisitos específicos.

New content item







Graças à sua vasta gama de impulsores, a KSB oferece tecnologias especializadas para qualquer tipo de aplicação no transporte de águas residuais.


Table KSB-impellers

Máxima eficiência com motores de alta eficiência

A combinação de motores de alta eficiência com impulsores anti-obstrução permite que as bombas para águas residuais atinjam um elevadíssimo nível eficiência global.

Amarex KRT combinada com motores submersíveis de alta eficiência

Amarex KRT  Os motores submersíveis dos modelos Amarex KRT cumprem os requisitos da directiva IE3*. Os grupos electrobomba submersíveis da KSB estão disponíveis, de série, com uma potência até 850 kW. Os motores são mecânica e electricamente adaptados aos requisitos especiais da elevação de águas residuais. Rotores optimizados, fabricados em alumínio, contribuem para a diminuição das perdas magnéticas, resultando numa redução considerável das temperaturas de funcionamento. Assim, é garantido um baixo consumo de energia e um longo ciclo de vida. Adicionalmente, o consumo de energia é reduzido substancialmente graças à optimização dos enrolamentos. Desta forma, os requisitos globais de energia das bombas são reduzidos consideravelmente, em função da gama de funcionamento.

*A norma IEC 60034-30 não é vinculativa para motores submersíveis. Eficiências calculadas/determinadas de acordo com o método de medição especificado na norma IEC 60034-2. A marcação é utilizada para motores submersíveis que atingem níveis de eficiência semelhantes aos dos motores normalizados, de acordo com a norma IEC 60034-30.

Bombas Sewatec para águas residuais combinadas com motores KSB SupremE® de baixo consumo de energia

Sewatec waste water pumps combined with energy-efficient KSB SupremE® motors

Os custos de operação de uma bomba Sewatec de instalação a seco para águas residuais podem ser consideravelmente reduzidos se esta for combinada com o motor KSB SupremE® de alta eficiência. Este motor de velocidade variável, sem ímanes permanentes, já excede os requisitos ErP estipulados para 2017 e cumpre o nível de eficiência IE4, em conformidade com a norma IEC/CD 60034-30.

A partir de agora, o sistema de velocidade variável PumpDrive está disponível com três novas funções especialmente concebidas para evitar as obstruções: arranque na velocidade máxima, supervisão da velocidade do escoamento e função de lavagem.  

Seja para instalação submersivel ou seca: temos a solução ideal para o seu sistema

A KSB oferece a versão de instalação mais adequada para cada sistema. 

Electrobomba submersível Amarex KRT – Tipos de instalação

Amarex KRT installation types









Bomba Sewatec para águas residuais – Tipos de instalação

Sewatec installation types














Instalação submersível

Os grupos electrobombas submersíveis são utilizados em estações de bombagem que requerem bombas de instalação submersa, instaladas directamente no poço. Não são necessárias camaras de operação separadas. Consequentemente, os custos de planeamento e investimento para a construção da estação elevatória são mais baixos. Numa instalação submersível, é utilizada uma corrente de elevação ou um diferencial para baixar a electrobomba submersível até à sua posição de instalação, bem como para elevá-la novamente, quando necessário. O motor submersível está equipado, de série, com sensores de monitorização, para prevenir a entrada de água ou humidade no seu interior.

Instalação em camara seca

Numa instalação a seco, as bombas ficam situadas na área seca da sala de máquinas e estão directamente acessíveis. Os trabalhos de manutenção são realizados em condições mais higiénicas do que com instalação submersível, uma vez que apenas o interior das bombas entra em contacto com o fluido processado. Além disso, a bomba pode ser equipada com sensores que permitem monitorizar a bomba e planear trabalhos de manutenção. Combinada com motores eléctricos IE4 e utilizando conversores de frequência, é possível atingir níveis de funcionamento extremamente eficientes.

Longo ciclo de vida e alta fiabilidade operacional com os materiais adequados a cada aplicação

O laboratório de materiais da KSB desenvolve e melhora continuamente materiais com especial resistência ao desgaste. Trata-se de materiais altamente resistentes a águas residuais corrosivas e abrasivas. A partir destes materiais, os nossos técnicos de fundição produzem componentes de elevada durabilidade, com capacidade para suportar condições adversas ao longo de várias décadas, proporcionando uma importante base para a minimização dos custos relativos à elevação de águas residuais a longo prazo.

Materiais como ferro fundido, aço inoxidável (duplex steel) e, em particular, ferro fundido branco com elevada resistência ao desgaste, utilizados nas bombas para águas residuais da KSB, permitem a máxima protecção, inclusivamente em aplicações de águas residuais industriais e garantem um funcionamento sem problemas.



Additional Information
Waste Water image

Brochura Águas Residuais

Nós traçamos um rumo responsável