Ass. Técnica KSB repara bomba de 3.160 m3/h

Os técnicos da KSB têm – já há muitos anos - formação e experiência para reparar bombas da mais alta complexidade técnica, como bombas de alimentação de caldeiras industriais (pressões até 100 bar e caudais até 150 m3/h !).

Este tipo de bombas são das mais complexas do mundo em termos técnicos, e o nº de especialistas capazes de as reparar é reduzido. Das dezenas de filiais que o Grupo KSB tem na mundo, existem poucas com know-how para as reparar - sendo Portugal uma delas - pelo que na maioria das reparações na Europa é necessária a presença de técnicos alemães, o que não é o caso em Portugal ! 

Um exemplo recente foi a reparação, entre Julho e Agosto de 2020, de uma bomba tubular com impulsor axial (ver fotos), numa estação de tratamento de água potável em Sines. Este tipo de bombas é mais utilizado na captação de água em albufeiras, lagos ou rios, para grandes caudais e baixas alturas de elevação. 

New content item

O corpo desta bomba é um tubo, ao longo do qual corre um veio apoiado em chumaceiras de silício, tendo o impulsor e parte do tubo submerso, mas o motor à superfície, para permitir a sua fácil manutenção. 

 Esta bomba é do modelo SNZ 600-500, debita um caudal de 3.160 m3/h (!), a uma altura de 4 mca. 

Esta revisão consistiu no controlo dimensional e análise pormenorizada de todos os componentes, recuperação ou substituição dos componentes com desgaste, remontagem da bomba, instalação, arranque e ensaios. 

Algumas das peças recuperadas ou substituídas foram as camisas de protecção dos veios (devido à sua altura, esta bomba tem vários veios, ligados entre si), chumaceiras, cruzetas (de centralização dos veios na tubagem), prato de aspiração, difusor, impulsor, caixa de vedação (empanque de cordão), e rolamentos. 

Após a remontagem foi realizado o arranque, o grupo foi ensaiado, não se detetando nenhuma anomalia, e o caudal e o consumo do motor estavam com os valores originais. Realizaram-se também medições de temperaturas e vibrações, confirmando-se que o grupo electrobomba se encontrava em excelente estado de funcionamento, pois os níveis de vibração rondavam 1,5 mm/seg.  

Este trabalho é um excelente exemplo da capacidade técnica da KSB, a qual está ao nível dos melhores do mundo ! 

Caso esteja interessado em obter mais informações sobre esta reparação ou sobre a ass. técnica, agradecemos que nos contacte através do telefone 210 112 300, pelo e-mail victor.gomes@ksb.com

Victor Gomes / Mecânico-chefe, Depto. Ass. Técnica


Todas as info. técnicas e notícias

Additional Information