Segredos da Manutenção: A importância do alinhamento

O desalinhamento das bombas é uma das principais – se não mesmo a primeira – causas de avarias

Considera-se, em termos básicos, que um grupo electrobomba está correctamente alinhado quando (ver figura):

New content item


“colocando uma régua axialmente sobre as duas metades do acoplamento, se obtém a mesma distância de cada um dos veios, em todos os pontos da circunferência (rode sempre à mão o ponto de medida). Adicionalmente, a distância entre as duas metades do acoplamento deverá permanecer igual em toda a circunferência (utilize um paquímetro para o verificar).”

De notar que actualmente existem, além dos habituais comparadores, modernas máquinas de alinhamento por laser que, sendo simples de utilizar, garantem o rápido, correcto e exacto alinhamento das bombas. De realçar também a diferença do nível de precisão entre os vários métodos: com a régua e paquímetro conseguimos tolerâncias de décimas de milímetro, com os comparadores conseguimos centésimas de mm e com o laser milésimas de mm.

New content item

A título de exemplo, nas bombas normalizadas a distância entre as duas metades do acoplamento é de 4 mm e o desvio radial e axial entre essas metades não poderá exceder 0,1 mm

Relembramos que as consequências de um incorrecto alinhamento podem ser: danos no acoplamento, nos rolamentos, no empanque, no veio e, se o problema não for rapidamente resolvido, danos noutras peça do grupo, até à sua destruição total ! 

Assim, podemos concluir que o alinhamento é um assunto de elevadíssima precisão e graves consequências, pelo que além de ter de ser realizado na instalação, deve ser regularmente verificado e só deve ser realizado por especialistas experientes.


Todas as info. técnicas e notícias

Additional Information