Sabia que....as bombas trituradoras têm desvantagens ?

As bombas com impulsor triturador são utilizadas em águas residuais, para desfazer os sólidos de menor dureza antes destes entrarem no impulsor, de modo a evitar o entupimento deste. 

Como nas bombas de maior tamanho os impulsores também têm passagens de sólidos maiores, os impulsores trituradores só costumam ser utilizados em bombas de menor dimensão. 

Para além da óbvia vantagem de reduzir (ou desfazer) os sólidos de menor dureza, as bombas com impulsor triturador também têm algumas desvantagens, que não são habitualmente do conhecimento de quem as compra.

New content item

As principais desvantagens são (1) desgaste prematuro quando existem areias, (2) quebra ou bloqueio das lâminas quando existem sólidos de maior dureza (pedras, metais), (3) menor passagem de sólidos face ao impulsor vortex (10 mm para 50 mm), (4) perda da capacidade de trituração ao longo do tempo (devido ao desgaste das lâminas), com a consequente perda de eficiência e fiabilidade da bomba, devido ao posterior desgaste do impulsor pelos sólidos. 

Assim, as bombas com impulsor triturador só devem ser utilizadas quando está garantido que não existirão areias em quantidade relevante (rede pluvial separada da rede doméstica) e em esgoto puramente doméstico, apesar de ser difícil garantir que mesmo neste tipo de esgoto não vão pontualmente existir sólidos de maior dureza. 

A melhor alternativa ao impulsor triturador é o impulsor vortex, pois tem uma passagem de sólidos integral (do tamanho da tubagem) e o seu princípio de funcionamento minimiza o contacto com eventuais sólidos. A principal desvantagem do impulsor vortex é a eficiência, menor que os restantes impulsores, mas ganha em fiabilidade o que perde em eficiência.



Todas as info. técnicas e notícias

Additional Information