Consultório: Bomba de bio-diesel aquece demasiado

Questão: Tenho uma bomba horizontal KSB para bio-diesel, de instalação a seco [modelo MegaCPK, ver foto], tamanho 50-250, a 2.900 rpm, que está sempre com o corpo muito quente. Já abri a bomba e não encontrei nada de especial. Qual pode ser a causa e como solucionar ?

New content item

Resposta: A causa principal do aquecimento excessivo da bomba é o aumento da pressão no seu interior, acima dos limites preconizados. Este sintoma é bastante perigoso, pois pode levar, no limite, à explosão da bomba. Algumas das razões que podem levar ao aumento da pressão são: existência de ar nas tubagens ou na bomba (que impedem a boa circulação do fluído), elevada altura de aspiração (NPSH, que introduz ar e desgaste no interior da bomba) e caudal demasiado baixo (que provoca aumento na pressão e vibrações). 

As soluções para estas causas são: ferrar a bomba antes de a colocar em funcionamento, verificar/alterar as condições de aspiração (nível do líquido, nível da bomba, válvula da aspiração, lay-out da aspiração, filtros) e verificar/aumentar o caudal. Caso necessite de ajuda para realizar alguma destas acções, não hesite em nos contactar !

Todas as info. técnicas e notícias

Additional Information