Consultório: Bomba normalizada com aquecimento dos rolamentos

BB normalizada com aquecimento dos rolamentos_fig. 1

Questão: A minha bomba normalizada KSB, do modelo Etanorm, tamanho 65-200, a 2.900 rpm, está constantemente com problemas (aquecimento) nos rolamentos. Eu já lhe mudei os rolamentos várias vezes, mas o problema mantém-se. Como é que posso resolver este problema definitivamente ?  

Resposta: As possíveis causas do aquecimento exagerado (> 90ºC, medidos no exterior da caixa de rolamentos) dos rolamentos (ver foto) são: desalinhamento do grupo, incorrecta fixação da bomba ou vibrações na tubagem, desequilíbrio do impulsor, quantidade e/ou qualidade de lubrificante inadequadas e folgas incorrectas. 

O primeiro passo para resolver este problema será verificar as condições de funcionamento, a quantidade e/ou qualidade de lubrificante, o alinhamento e as folgas no acoplamento (ver foto), pois podem existir forças exteriores (p.e., nas tubagens) que desalinham a bomba. Se isto não se confirmar, deverá desmontar a bomba para verificar o estado do impulsor e dos anéis de desgaste. A análise destes componentes dará provavelmente a causa do problema (obstruções, danos por objectos estranhos, desgaste normal, etc.).

Pode contar com a KSB para o ajudar a fazer esta análise !


Todas as info. técnicas e notícias

Zusätzliche Informationen