Consultório: Bomba multicelular com vibrações

Questão: Tenho na minha instalação um grupo electrobomba Multicelular (horizontal, multicelular) que faz a alimentação de água à caldeira. Devido às variações normais de consumo de vapor, noto que a bomba está algum tempo a trabalhar com alguma vibração (normalmente quando o consumo de vapor é baixo). O que poderei fazer para optimizar o funcionamento deste equipamento?

New content item

Resposta: A situação que descreve é perfeitamente normal neste tipo de aplicação. Como bem identificou, existem variações (normais) nos consumos de vapor e, sempre que o consumo baixa, significa que o caudal de água a ser introduzido na caldeira é muito reduzido. Acontece normalmente que a bomba fica a trabalhar algum tempo abaixo do seu caudal mínimo. 

Este tipo de funcionamento é prejudicial para o equipamento, pois leva a que o nível de vibrações aumente e consequentemente a um maior desgaste dos seus componentes (principalmente chumaceiras e rolamentos). Como não é aceitável que se proceda à paragem da bomba sempre que ocorrem baixos consumos, é normalmente intercalado no circuito de alimentação – imediatamente a jusante da bomba – uma válvula de caudal mínimo (ver fig.) que controla o consumo de água (através da variação da pressão a jusante) e abre a linha de retorno (normalmente para o tanque de alimentação) sempre que os caudais baixam do valor estipulado como caudal mínimo. 

O dimensionamento desta válvula deverá ser efectuado pelo fabricante da bomba em função das características específicas desta pelo que, caso pretenda instalar uma válvula destas, apenas terá que nos fornecer o modelo e o nº de série da bomba.

Todas as info. técnicas e notícias

Additional Information