Segredos da Manutenção: Nivel de ruído

O nível de ruído de qualquer máquina é actualmente uma preocupação dos responsáveis por essa máquina, especialmente se ela estiver instalada numa zona habitacional, ou em qualquer zona onde existam pessoas, mesmo se forem apenas os operadores da instalação, pois a poluição sonora tem leis específicas para cumprir e as lesões pessoais - muitas vezes irreversíveis - motivadas por picos de ruído são, infelizmente, frequentes.

Nivel de ruído

As bombas fabricadas pela KSB já há muitos anos (décadas) que cumprem as mais rigorosas normas de ruído, uma vez que estas já existem desde então na Alemanha (DIN 45 635). Na tabela apresentamos exemplos de valores de ruído (nível de pressão sonora superficial, medida em decibéis – dB) para várias potências de motor, quer por influência da bomba sozinha, quer por influência do grupo electrobomba completo, para a nossa bomba monocelular normalizada, modelo ETANORM. 

Além da importância que o nível de ruído tem para a saúde humana, ele pode ainda ajudar-nos a detectar problemas e/ou avarias nas bombas: na realidade, o nível de ruído nas bombas é muito influenciado pela uniformidade do caudal/posição da curva característica onde a bomba está a funcionar. Quer a sobrecarga (zona direita da curva), quer a subcarga (zona esquerda da curva), devido às perturbações de caudal que provocam, vão aumentar o nível de ruído, podendo este indiciar qualquer uma daquelas situações. 

Mas há outros problemas que provocam o aumento do ruído/ruídos estranhos na bomba: a cavitação (ruído semelhante ao bombear de pedras !!), danos nos rolamentos, etc. 

Em conclusão, fique atento ao ruído das suas bombas, pois quaisquer variações neste capítulo podem dar-lhe indicações preciosas sobre o estado das mesmas, além de cumprir a legislação e de proteger a saúde das pessoas !




Todas as info. técnicas e notícias

Additional Information