Consultório: Bomba normalizada com consumos elevados

Bomba normalizada com consumos elevados

Questão: Adquiri uma bomba monocelular normalizada nova, modelo ETANORM 065-050-200 com um motor de 15 kW a 2900 rpm. Verifiquei, após a entrada em funcionamento, que o motor está com consumos superiores ao normal. O que poderá estar a acontecer? 

Resposta: A causa provável para os elevados consumos do motor é o facto da potência absorvida pela bomba ser superior à potência prevista para o ponto nominal.  É, pois, provável que a bomba esteja a trabalhar num ponto muito à direita do ponto nominal, o que poderá resultar de uma altura manométrica sobredimensionada na fase de projecto. 

De forma a confirmar esta situação, recomendamos que feche lentamente a válvula de seccionamento a jusante da bomba, controlando os valores de consumo do motor e, caso exista equipamento na instalação, os valores de pressão (a jusante e a montante) e de caudal. Com estes dados poderá determinar a localização na curva do ponto de funcionamento real. 

Confirmando-se que a bomba está a funcionar numa zona da curva com consumos elevados, devemos considerar a possibilidade de rectificar o impulsor para um diâmetro inferior, uma vez que, a alternativa de utilizar a válvula de seccionamento semi-fechada, introduz uma perda de carga desnecessária, com o consequente desperdício de energia.





Todas as info. técnicas e notícias

Additional Information