Segredos da Manutenção: Intermutabilidade de peças


Segredos da Manutenção: Intermutabilidade de peças

Apesar de muitos utilizadores desconhecerem, a maioria dos modelos de bombas têm intermutabilidade entre as suas peças. “Intermutabilidade” significa que, dentro de um modelo, as peças de uma bomba com um determinado tamanho podem ser usadas noutra bomba, de tamanho diferente.

Mas, no caso da KSB, essa intermutabilidade vai mais longe, pois permite nalguns casos usar peças de um modelo noutro modelo diferente. A título de exemplo, apresentamos parte de uma tabela, referente aos modelos Etanorm e Etabloc. 

A intermutabilidade tem enormes vantagens em termos de gestão de stocks (redução do nº de peças em stock) e no aumento da disponibilidade dos equipamentos em casos de reparações não programadas (permite, em situações de emergência, utilizar peças de bombas não críticas em bombas críticas avariadas), o que – além da redução de custos de stock – pode significar redução de custos de não-produção de valor extremamente elevado. 

Assim, se ainda não possui as tabelas de intermutabilidade das peças das suas bombas, recomendamos-lhe que as solicite aos seus fornecedores, pois tal pode significar a diferença entre poupar nos stocks e resolver ou não uma situação de emergência !

Todas as info. técnicas e notícias

Additional Information