Content

Claim
Menu

Seleção de bomba com KSB – para máxima eficiência, desde o início

A seleção de bombas, válvulas e tubulações desempenha um papel importante no sentido de tornar a operação do seu sistema energéticamente eficiente e reduzir custos. Nesta etapa, os componentes individuais do sistema hidráulico são compatíveis com os seus requisitos e uns com os outros. Nós encontramos a solução ideal para cada aplicação.

Saiba mais sobre a seleção sistemática com KSB ou vá diretamente para uma de nossas úteis  ferramentas de seleção

Pronto para a Indústria 4.0 - Otimizar a eficiência energética do seu sistema com Fluid Future
Seleção para a máxima economia de energia

A abordagem sistemática

Seleção passo-a-passo

O melhor resultado de seleção é obtido seguindo um processo claramente definido. Todos os nossos passos do processo foram desenvolvidos e aperfeiçoados através de estudos científicos, vasto conhecimento e muitos anos de experiência. A partir do relatório de análise e a seleção dos componentes individuais até um sistema energéticamente eficiente - nós estaremos lá com você durante todo o processo.

Relatório da análise

Passo 1: Determinando a estrutura do sistema

O primeiro passo para uma seleção ideal de bomba é determinar a estrutura do sistema. Com base no perfil de carga e na altura geodésica nós determinamos quantas bombas devem ser usados e em que modo de operação. Para um perfil de carga variável, ajustando a pressão de acordo com a demanda por meio de controle de rotação pode economizar 60% da energia consumida em operação com partida direta. 

Estrutura do sistema

Passo 2: Seleção de bombas, válvulas e tubulação

Bombas

No segundo passo de seleção da bomba, os componentes são condizentes com a estrutura do sistema: para partida direta, o sistema hidráulico ideal tem a sua máxima eficiência o mais próximo possível do ponto de operação real. Para este fim, oferecemos uma extensa gama de tamanhos de bomba e usinamos o rotor. Para controle de rotação, a seleção da bomba depende do número de bombas e seu perfil de carga.

Válvulas

Importante para a seleção de válvulas são os coeficientes ótimo de vazão e as corretas dimensões da tubulação. As válvulas da KSB proporcionam grandes economias, devido aos seus excelentes valores zeta e outras funções do produto.

Tubulação

Dimensionamento da tubulação é parte da seleção de um sistema de bombeamento com eficiência energética. Especialmente importantes são as velocidades de escoamento, o diâmetro da expansão do tubo de recalque da bomba e a seleção correta do material. Para dimensões adequadas, uma harmonia entre custo benefício, as perdas de carga na tubulação e materiais utilizados devem ser encontrados.

Passo 3: Seleção do motor e produtos de automação

Para uma seleção de bomba apropriada, os produtos de acionamento e de automação também desempenham um papel importante. Nosso conceito de motor oferece o acionamento ideal para cada sistema. Você pode escolher a combinação adequada de motor e produtos de automação de nossa ampla gama de produtos para o perfil de carga específico. Para atender suas necessidades, nós naturalmente levamos em conta os aspectos de eficiência econômica, a eficiência dos recursos e a conformidade com a diretiva européia ErP (Energy-related products).  

Seleção do motor e produtos de automação

KSB SuPremE® – a dieta de energia para o seu sistema

O motor KSB SuPremE®-IE4 é o motor para bombas mais eficiente do mundo e a melhor solução para um ponto de operação variável. Este motor síncrono de relutância sem imãs permanentes de classe de eficiência energética IE4* economiza o máximo de energia possível. É imbatível em eficiência em operação de carga parcial e tem um notável equilíbrio ecológico. Mais importante ainda, esta tecnologia de acionamento elimina componentes magnéticos - embora tenha uma eficiência energética que é igual ou maior do que a de um motor síncrono de ímã permanente (PMSM). Outras vantagens, em comparação com um PMSM:

  • Maior eficiência na faixa de carga parcial
  • Sem risco de desmagnetização
  • Menor inércia do rotor
  • Menor temperatura de funcionamento
  • Projeto robusto

*IE4 conforme IEC (CD) 60034-30 Ed. 2

Iniciar cálculo abrangente

Inicie a análise de potenciais

KSB SuPremE_thumbnail

Motor assíncrono IE4

Para um perfil de carga estática, recomendamos a utilização de um motor assíncrono de classe de eficiência IE4 para máxima economia de energia para as bombas em funcionamento contínuo. O período de retorno pode ser mais longo, mas a economia será maior no longo prazo. 

IE4 Asynchronmotor_thumbnail

Motor assíncrono IE3

Se você gostaria de usar uma tecnologia poderosa de acionamento, um motor assíncrono com rotação fixa é geralmente a melhor solução para um ponto de operação estático. A KSB pode fornecer motores IE3 eficientes e robustos que são adequados para partida direta e que satisfaçam os requisitos legais.

De próprio desenvolvimento da KSB, os motores submersíveis Amarex KRT, também cumprem os requisitos da classe de eficiência IE3.*

Mais sobre motores submersíveis de alta eficiência

*Norma IEC 60034-30 não vinculativa para motores submersíveis. Os ganhos de eficiência calculado de acordo com o método de medição especificado no IEC 60034-2. A marcação é usada para motores submersíveis que permitem atingir níveis de eficiência semelhantes às de motores padronizados com a norma IEC 60034-30.

IE3 Asynchronmotor_thumbnail

Motor assíncrono IE2

Dentro da União Européia, os motores assíncronos IE2 com potência nominal superior a 7,5 kW deve ser controlado por um inversor de frequência. A versão de rotação variável é adequado para perfis de carga variável, no entanto, é menos eficiente em termos de energia e de recursos do que um motor de relutância síncrona.

Combinado com PumpDrive, um motor IE2 é uma solução adequada para motor superior a 45 kW, opção de by-pass ou proteção contra explosões. Fora da União Europeia, um motor IE2 sem inversor de frequência pode ser a solução mais barata para um período limitado de utilização. 

IE2 Asynchronmotor_thumbnail

Motor síncrono com ímãs permanentes

Um motor síncrono com ímã permanente é a tecnologia de acionamento ideal para as bombas com rotor do motor úmido (enrolamento e mancais refrigerado a água) com uma grande folga entre estator e rotor.

O circulador da KSB tem um sistema de rotação variável integrada, para que ele ajuste automaticamente a saída de acordo com a demanda. O modo de operação Eco pode ser ajustado ao perfil de carga, o que resulta em melhores economias. Reduzir para metade a vazão pode economizar um adicional de 40% na energia em comparação com o controle da pressão proporcional.

O motor síncrono UMA-S é um poderoso acionamento para bombas submersíveis da série UPA, que se destaca pela sua eficiência energética. Devido à sua alta produção por tamanho, UMA-S economiza até 12% de energia, assim como os custos em comparação com motores assíncronos comuns. Uma vez que o motor é operado em combinação com um inversor de frequência, significativas economias adicionais podem ser alcançadas graças ao ajuste do ponto de operação.

Saiba mais sobre a UMA-S

Permanentmagnet-Synchronantriebe_thumbnail

Software de seleção de bombas: encontre a melhor solução rapidamente

A ferramenta correta para todas as situações

Para encontrar a solução ideal para o seu sistema nós te oferecemos três softwares para configurar bombas e válvulas. Estas ferramentas são baseadas no conhecimento de nossos especialistas e ajudam na seleção da sua bomba.

KSBase Building Consult

O software de seleção para bombas e válvulas no segmento de building services oferece o suporte aos projetistas com informações, curvas, cálculos e tendências.

mais

KSB EasySelect®

KSB EasySelect® é uma ampla ferramenta para bombas e válvulas em todas as aplicações.

mais

KSB Helps

SKSB Helps é um software especial de seleção de bombas para bombas de saneamento. Ele ajuda na seleção correta de bombas e também oferece arquivos CAD e tendências típicas.

mais

4 critérios para uma seleção com ótimos resultados

Os resultados da seleção são cenários para implementação e recomendações de como otimizar o seu sistema hidráulico. No contexto do FluidFuture®, otimizar significa maximizar a eficiência energética, assim como satisfazer os quatro critérios abaixo:

Os requisitos específicos da aplicação são atendidos.

A solução é eficiente em termos energéticos.

A proporção de economia para os custos de investimento é ideal.

As normas de eficiência energética (ErP) são cumpridos.

Envie sua proposta - Seu contato KSB

Em caso de dúvidas ou para mais informações FluidFuture® by KSB, por favor entrar em contato através do preenchimento do formulário à sua direita. Os nossos especialistas em breve retornarão a sua mensagem.